Com 120 milhões de usuários de internet, o Brasil está em quarto lugar no mundo neste assunto, atrás de Estados Unidos, Índia e China. Isso é o que mostra o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. E esta conectividade toda é preocupante e chega a consultórios médicos.

Segundo o instituto Delete Brasil especializado em “desintoxicação digital” na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o cuidado está na relação do usuário com esse tipo de ferramenta.

Para ter uma ideia, desde 2008 existe atendimento gratuito sobre o impacto das tecnologias em São Paulo e no Rio de Janeiro para a população, no Hospital das Clínicas da USP e no Instituto Delete

O tratamento envolve reuniões em grupo para conversas com psicólogos e psiquiatras e, se for preciso, o uso de medicamentos para combater transtornos associados à dependência.

O foco não é proibir o uso, mas criar estratégias para a pessoa ter prazer em atividades na vida real

Em 2016, o país foi considerado o segundo que mais usa o WhatsApp, em um levantamento do Mobile Ecosystem Forum, ficando atrás apenas da África do Sul.

Da redação do JBN com informações são da BBC Brasil