Desenvolvidos pela FCamara, projetos transformam rotina da empresa e contribuem para lideranças mais alinhadas com princípios da companhia

O mercado de trabalho competitivo e ávido por profissionais capacitados tem impulsionado empresas a investirem no desenvolvimento de seus profissionais. Um estudo do Observatório Nacional da Indústria estima que o aperfeiçoamento profissional e a requalificação ocuparão 79% das necessidades de adequação ao futuro do trabalho.

Reconhecida por seu DNA voltado à formação de pessoas, a multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios, criou a Escola de Liderança, projeto que visa empoderar lideranças com uma visão aprofundada da cultura e dos princípios da companhia.

Michelle Lopes, gerente de Employee Experience da multinacional, ressalta que o cuidado em reconhecer e capacitar talentos está na missão da empresa, que recentemente conquistou o selo Great Place To Work (GPTW). O certificado reconhece as melhores companhias para se trabalhar e reforçou o destaque da organização na gestão de pessoas.

“O programa estimula gestores a buscarem cada vez mais o autoconhecimento, que é um dos pilares que sustenta o nosso programa. Ele nos permite ter lideranças mais alinhadas com os nossos valores e objetivos organizacionais, desenvolvendo profissionais que sabem servir aos nossos #SanguesLaranja e clientes. É formando grandes líderes que conseguimos formar outras pessoas e fortalecer nossa cultura”, conta Michelle. Ao longo de quatro anos, foram formadas mais de 60 lideranças por meio de turmas semestrais, incluindo sete C-levels em atuação.

Para atingir o maior número de profissionais possível, os encontros são gravados, divididos em módulos e com acesso livre de qualquer lugar do mundo. “Uma vez que estamos expandindo para diversos países, é ideal não haver essa barreira geográfica”, pontua a executiva. As dúvidas podem ser sanadas em sete encontros com transmissão ao vivo. Eventualmente, a Escola de Liderança traz um psicólogo especialista em ontopsicologia para somar conhecimentos.

“Essa é a jornada que construímos para acessar os valores da organização. É também o estudo para a verdadeira essência da inteligência do líder, pois só quem se conhece profundamente pode liderar com empatia e servir à equipe de forma genuína”, ressalta Fábio Câmara, fundador e CEO da FCamara.  Além dele, são responsáveis pelo projeto os VPs Kleber Santos e Orlando Ovigli, o co-CEO Arthur Lawrence, o CIO Joel Backschat e todo o time de Treinamento e Desenvolvimento, hoje alocado na área de Employee Experience.

Orange Leadership

O sucesso da Escola de Liderança refletiu em outra iniciativa capacitadora na empresa, o Orange Leadership. O projeto tem se destacado ao identificar temas em que as lideranças precisam de mais apoio para se desenvolver e atualizar, além de nivelar o conhecimento de todos em relação à gestão de pessoas. É uma oportunidade para desenvolver diferentes perfis de líderes e contribuir para uma gestão mais preparada, em um ambiente de trabalho com mais engajamento, confiança e colaboração. A iniciativa faz parte da FC Academy, academia de formação contínua que visa aprimorar e desenvolver os #SanguesLaranja.

Realizada entre agosto e dezembro de 2023, a primeira edição teve 20 encontros e mais de 40 horas de treinamento para todas as pessoas que fazem gestão de pessoas na empresa. O conteúdo foi elaborado após estudos e análises das principais necessidades da liderança. Com um método híbrido, que mescla dinâmicas e atividades durante os encontros ao vivo, os profissionais ainda contam com a recomendações de materiais para dar continuidade aos estudos.

“Dividimos as lideranças em quatro grupos, proporcionando uma abordagem personalizada para as necessidades de cada um deles. Essa divisão foi importante nos momentos de trocas entre as lideranças participantes, que frequentemente enfrentam desafios semelhantes em seus times. Tal estrutura permitiu que as pessoas compartilhassem suas experiências e aprendessem com os colegas”, conta Michelle. A executiva reforça que todo o conteúdo transmite a cultura organizacional da FCamara, possibilitando o alinhamento das lideranças com os valores e fortalecendo a identidade da empresa.

“Para este ano, além de novos encontros ao vivo, estamos planejando as gravações desses conteúdos para podermos aplicar de forma ágil os temas às novas lideranças. Assim, garantimos que o nivelamento não se encerre com os encontros de dezembro”, finaliza a gerente.

 

Sobre a FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que transforma adoção de jornadas digitais em valor para os negócios. Com mais de 16 anos de atuação, a multinacional brasileira tem operações na Europa e Reino Unido. Seu ecossistema contempla a orquestração de jornadas ponta a ponta e um conjunto de competências que permitem desenvolver iniciativas sem partir do zero, por meio de uma abordagem personalizada, flexível e centrada na cocriação das melhores estratégias de geração de valor. Com alta especialização em setores como varejo, saúde e mercado financeiro, suas soluções impulsionam a aceleração de receitas, elevam a eficiência operacional, ativam novas fontes de receita e criam projetos de impacto, contando com um núcleo de Inteligência Artificial (IA) que promove a adoção eficiente e integrada dessas tecnologias. A FCamara acumula diversos reconhecimentos importantes de mercado, evidenciando a robustez de seu ecossistema. Foi consagrada no Prêmio ISG Paragon Awards com o melhor case do ano com sua jornada de aceleração de vendas em canais digitais, é referência em interoperabilidade na saúde pelo Prêmio “Líderes da Saúde” e foi reconhecida ainda no Prêmio Banking Transformation por desenvolver o meio de pagamento mais inovador do ano em 2022. Saiba mais em link..