Originalmente conhecida como “Nossa vida em família”, ou simplesmente “Em família”, a consagrada peça escrita por Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974) foi rebatizada por Aderbal Freire-Filho. O título atual homenageia as lendárias montagens do teatro de arena e destaca, segundo o diretor, “a grandeza desse personagem tão caro à dramaturgia da sua geração: o lutador anônimo, o homem comum”.

O espetáculo conta a história de Souza e Lu, um casal de idosos que precisa deixar a casa onde passou boa parte de sua vida por não conseguir mais pagar o aluguel. Ao receberem a notícia, os filhos alegam não ter espaço para abrigar os pais e tomam uma triste decisão: separá-los nos últimos anos de suas vidas. Souza passa a morar com a filha Mariazinha, em Brasília, enquanto Lu é enviada para um asilo, no Rio de Janeiro.

De forma contundente, o espetáculo mostra como é difícil envelhecer no Brasil com aposentadorias que não garantem o sustento do idoso. Fala sobre valores humanos, relação entre gerações, respeito, afeto e o papel de cada indivíduo na sociedade.

Profundo conhecedor da obra de Vianinha e um dos diretores que mais encenou seus textos, Aderbal Freire-Filho procurou novas formas de teatralidade. O diretor dedicou ao texto um minucioso estudo, que realizado em conjunto com os atores, alavancou a criação da linguagem do espetáculo.

Antes de ser contemplada no Edital SESI Cultural, a peça recebeu os Prêmios Cesgranrio (Melhor Ator), Questão de Crítica (Melhor Ator e Melhor Cenário) e Funarte de Teatro Myriam Muniz. Também foi selecionada no Edital Petrobras BR e participou da 12ª Festa Internacional de Teatro em Angra (FITA 2016).

Gênero: Comédia dramática
Duração: 90 min

Texto: Oduvaldo Vianna Filho
Concepção: Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar
Direção: Aderbal Freire-Filho
Elenco: Ana Barroso, Ana Velloso, Antonio González, Bella Camero, Beth Lamas, Gillray Coutinho, Isio Ghelman/Alexandre David, Kadu Garcia, Paulo Giardini e Vera Novello
Cenário: Fernando Mello da Costa
Figurino: Ney Madeira e Dani Vidal
Direção musical e trilha sonora: Tato Taborda
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Programação visual: Cacau Gondomar
Assessoria de imprensa: Alessandra Costa (Duetto Comunicação)
Direção de produção: Lúdico Produções Artísticas

Classificação: 16 anos

Data: 12 de Agosto de 2017

Horário: 20h às 21h30

Valor
Ingressos: R$ 22 (inteira) | R$ 11 (meia)

Local:
Teatro SESI Itaperuna
Avenida Dep. José de Cerqueira Garcia, 883 – Pres. Costa e Silva
28300-000
Rio de Janeiro – RJ