O Noroeste Fluminense fechou o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo de empregos. É o que mostra a terceira edição da série Retratos Regionais – Cenário Econômico, divulgada pela Firjan esta semana. Ao todo, foram 499 novas vagas nos primeiros seis meses deste ano, após três anos consecutivos de queda. O setor de serviços, principalmente o de educação, foi o que mais contribuiu para este resultado.

A maioria das vagas, 418, foi aberta em Itaperuna, a décima cidade que mais abriu novos postos de trabalho no estado do RJ. Já Miracema perdeu 43 vagas de emprego, principalmente na agricultura.

Apesar do saldo positivo de vagas, a produção industrial continuou registrando queda em junho deste ano. Diante desse cenário, as condições financeiras das empresas ainda estão muito ruins, principalmente das pequenas e médias. As margens de lucro estão baixas e o acesso ao crédito, difícil. Dessa forma, para os empresários, os principais entraves para a retomada da economia são a elevada carga tributária e as altas taxas de juros.

Ao observar o ambiente de negócios e como Noroeste Fluminense está estruturado para receber novos investimentos, é importante olhar, entre outros fatores, a segurança.

Neste quesito, a região apresentou resultados melhores que o restante do estado. Apenas um roubo de carga a cada 18 dias, enquanto que no RJ são 26 ocorrências registradas a cada 24 horas. Ainda que os números não sejam elevados, a incidência de roubos teve aumento expressivo: cresceu 150% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Para os próximos seis meses, os empresários da região estão otimistas quanto à demanda por produtos e compra de matéria prima, porém continuam pessimistas quanto a novos investimentos para aumentar a capacidade produtiva de suas empresas.

Apesar disso, há alguns investimentos anunciados para a região, que geram boas perspectivas. Entre eles a implementação de rede elétrica subterrânea no município de Bom Jesus de Itabapoana no valor de 500 mil reais.

Da redação do JBN – Por Ascom