Raposo, o pacato 7º Distrito de Itaperuna, é uma das estâncias hidrominerais mais procuradas no Estado do Rio, em razão das propriedades medicinais presentes nas águas de suas fontes. A tradicional Festa do Carro também leva muitos turistas para a estância no mês de maio, atraídos pela enorme manifestação de fé popular e atrações artísticas.

Raposo foi elevada à categoria de estância hidromineral por decreto do ex-governador fluminense Paulo Francisco Torres(1964-1966) e possui atualmente uma infra-estrutura considerável. As fontes locais chegaram a ser comparadas, por médicos especializados, às de Vichy, na França. Batizada como a rainha das estações de águas por Napoléon III, Vichy é conhecida pelas virtudes relaxantes das suas águas naturalmente quentes, que contêm minerais e gases raros, assim como as encontradas em Raposo que, por suas propriedades medicinais conhecidas nacionalmente, proporcionam um grande fluxo de turistas em busca de suas águas “milagrosas”. 

Fonte Raposo e suas propriedade medicinais

No Parque de Raposo estão três das mais importantes fontes do lugar: a Raposo, a Magnesiana e a Santa Luzia. Todas são de águas minerais carbo-gasosas, conforme análise nº 9.497 do Ministério de Minas de Energia.

A água raposo é indicada especificamente para doenças renais. A água Magnesiana é indicada para os males do fígado e possui grande eficiência na regularização dos intestinos. A água de Santa Luzia é indicada para olhos, pele e amebíase. A inalação de seus gases produz ótimos resultados nos resfriados e sinusites, nas dores de garganta e de ouvidos.

Fonte Soledade e suas propriedades medicinais

No Parque Soledade, duas fontes de águas emergem de fendas e fissuras do gnaiss regional, uma rocha comum nas encostas e pontos culminantes da região. A fonte de água Magnesiana possui efeitos terapêuticos comprovados em casos de doenças hepato-biliares, renais e pancreáticas, sendo também aconselhado o seu uso contra dispepsias e gastrites. Já a fonte de Água Sulforosa, destacam-se as propriedades curativas contra distúrbios de nutrição e do metabolismo, alergias e todos os tipos de dermatoses.

Festa dos Carros de Boi

A cultura popular preservada e as manifestações de fé, ficam por conta da tradicional Festa dos Carros de Boi, sempre no último domingo de maio. Neste ano, a animação da festa fica por conta da banda de forró Falamansa, que se apresentará no Domingo(29). Na sexta(27), uma missa campal celebrada pelo Padre Rodrigo, seguida de show com o Ministério Adoração promovem a abertura das festividades religiosas. No sábado(28), celebração de uma missa especial na Reitoria de Santo Antônio e show com o Padre Juarez de Castro. No Domingo, às 13 horas, a tradicional procissão dos carros de boi leva manifestações de arte, fé e cultura popular as ruas de Raposo.

13087750_866268093519822_8868079532238985490_nFoto: Divulgação

12019862_953768151356036_706388189323900752_nFoto: Dariany Silgom

 

 

 

Com informações de ferias.tur.br e Guia Turístico e Informativo Damadá Artes Gráficas.