O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE), vai pedir a suspensão da validade de todas as provas do Enem 2016 depois da conclusão da Polícia Federal de que houve vazamento da prova.

O procurador da República Oscar Costa Filho disse nesta quinta-feira (1º), que vai pedir a suspensão da validade de todas as provas do Enem 2016, diante das conclusões do relatório da Polícia Federal enviado nesta quarta-feira (30) ao MPF.

Segundo o procurador, o pedido de suspensão será uma extensão da suspensão da redação para todas as provas objetivas. De acordo com Oscar, o inquérito comprova que não se trata de um caso pontual, e sim “de uma rede de fraude que tem atuação nacional”.

De acordo a Polícia Federal, as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da prova de redação, vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos no Ceará.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou em nota emitida na tarde desta quinta, que “não há indício de vazamento de gabarito oficial” e que o MPF vazou informações sobre o inquérito para provocar ”tumulto e insegurança”.