Cerca de 500 atletas participaram no último fim de semana do 4º Desafio Raposo de Corridas, em Itaperuna, noroeste do estado do Rio de Janeiro. O evento contou com sete modalidades (Trail Run 21km (Individual e Dupla), Fire Race 21km, Cross Country 5km, Orientação 5km, Corrida Infantil (distâncias diversas) e Caminhada 4km. Léo Torres e Anna Paula foram os vencedores da Trail Run 21km.

No Masculino, Torres fechou a prova em 1h55min. Já Anna Paula bateu a marca de 2h32min. Ambos atletas são da equipe Torres Trail Run de Niterói. Na prova individual de Cross Country, os campeões foram Daniel Batista com 19min39segs e Talita dos Santos 22min40segs ambos do Projeto Godoi, de Itaperuna.

Léo Torres participa do Desafio Raposo de Corridas desde sua primeira edição, em 2014. Para ele, o que mais chamou a atenção foi, além da estrutura e organização do evento, a evolução dos atletas que estão brigando pelo pódio em todas as edições:

– Todos evoluíram, Foi muito difícil vencer a prova, mas estava preparado. Bons competidores e os rivais apresentando um preparo muito acima da média. Destaco a performance de Luis Batista que este ano conseguiu a terceira colocação – afirmou.

O professor Nivaldo Godoi, idealizador do evento, fez questão de destacar, além dos campeões, a presença de maior equipe na prova, a Movemente de Campos, onde todos seus atletas completaram a prova e muitos subiram ao pódio.

– Ter o pessoal de Campos no evento nos deixou honrados. Enfim todos os atletas, nos trazem a certeza do dever cumprido em realizar um evento priorizando a parte técnica e as prioridades de cada atleta, isso naturalmente obriga a sair vencedores não só das provas em si, mas de seus próprios limites – comentou.

Já no domingon (20), aconteceu a Corrida Infantil e Caminhada 4km, alegrando o dia em Raposo. O resultado não poderia ser melhor, um evento com sucesso absoluto de acordo com os relatos colhidos pelos parceiros, público e atletas.

– Estamos agradecidos a todos apoiadores, atletas e demais parceiros, mas principalmente ao nosso Deus que tornou tudo isto possível. Já estamos nos preparando para realização da quinta edição em 2018 – finalizou o prof. Godoi.

Na Corrida Infantil, a modalidade de 8 a 9 anos, é a mais disputada. Destaque para o tricampeonato do menino de raposo João Victor, representante do Núcleo da escolinha de futebol do Botafogo de Futebol e Regatas, em Itaperuna.

NÚMEROS DO EVENTO
– Foram utilizados 30.000 litros d’água
– 120 pessoas divididas entre produção, paramédicos, bombeiros e orientadores trabalharam no evento.
– 600 medalhas foram distribuídas
– Cerca de 730 kits de lanche para reposição dos atletas foram usados entre pão, presunto, banana, maça, repositor energético.

Cronometragem das provas:
– No Trail Run 21km é a modalidade com maior duração o primeiro colocado chegou com 1h55min, o último, com quase 6h.
– Na Fire Race 21km, a primeira equipe chegou com 3h de prova e a ultima com 4h30min.
– No Cross Country o primeiro atleta chegou com 19min40seg e o ultimo com 47min.
– Na prova de orientação, os primeiros colocados chegaram com 1h04min e os últimos com 2h06min.
– Cerca de 15.000 pessoas entre curiosos, não-atletas e familiares dos competidores, compareceram ao centro de Raposo para assistir o evento.

Todos resultados do evento podem ser encontrados no site desafioraposo.com.br.

Fonte: La Marca Comunicação