Firjan Norte Fluminense e Prefeitura de Campos discutem novo traçado de via entre a Ponte da Integração e o Distrito Industrial

Projeto original levaria grande fluxo de veículos para bairros movimentados de Guarus. Firjan vai elaborar um documento para formalizar a proposta do novo traçado junto ao Governo do Estado

Campos dos Goytacazes, 7 de dezembro de 2022

A Firjan Norte Fluminense realizou nesta terça-feira (06/12) uma reunião com representantes do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), da Prefeitura de Campos e do Porto do Açu, a fim de discutir um novo trajeto entre as BR-101/356, o Distrito Industrial de Campos e a Ponte da Integração – cuja obra, aguardada há mais de 40 anos, tem previsão de ser concluída no ano que vem. Em vez de levar um grande fluxo de veículos por bairros movimentados de Guarus, a ideia é aproveitar estradas municipais já existentes. Agora a Firjan vai elaborar um documento para reforçar a proposta ao Governo do Estado.

“Esta conexão é fundamental em vários sentidos. Por exemplo, criando mais um eixo de desenvolvimento ao ressignificar o Distrito Industrial de Campos, que poderá atrair novas empresas com fácil acesso ao Porto. Haverá ainda impacto na mobilidade urbana, retirando o trânsito pesado de dentro da cidade, e impacto também do ponto de vista social, facilitando o acesso de trabalhadores ao terminal portuário de São João da Barra”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

De acordo com o vice-presidente do DER, Cledson Bittencourt, o órgão trabalha atualmente com o traçado original do projeto, que prevê a utilização da RJ-194 passando pela Avenida José Carlos Pereira Pinto (onde fica o Hospital Geral de Guarus). A prefeitura de Campos e a Firjan, porém, querem que a Ponte da Integração seja conectada ao Distrito Industrial por meio da Estrada CA-05, que é ligada à RJ-194 após a Usina São João e a Estrada dos Sem-Terra.

Segundo o subsecretário municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Sérgio Mansur, a prefeitura já encaminhou o pedido ao Governo do Estado. Ele acrescentou que esta via municipal já está parcialmente pavimentada e não teria necessidade de desapropriação, o que barateia e agiliza a obra. A Firjan vai elaborar um documento listando os benefícios que esta nova conexão trará à cidade, para então reforçar o pleito junto ao Governo do Estado. Além disso, o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, terá um encontro com secretários estaduais na semana que vem, ocasião em que vai aproveitar para reforçar esta reivindicação.

“Já existe um consenso de que este é o melhor trajeto e de menor complexidade. Então nós, como representantes da sociedade civil organizada, vamos formalizar a proposta para que esta obra seja colocada como prioridade dentro dos programas de infraestrutura em andamento pelo Governo do Estado”, destacou Isaque.

Esta foi a segunda reunião sobre o tema realizada pela Firjan. A primeira aconteceu em 25 de novembro e contou também com a participação do assessor-chefe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Luiz Mário Concebida; o gerente de Infraestrutura do Porto do Açu, Caio Cunha; o gerente de Relacionamento com Comunidade, Wanderson Primo; além do conselheiro e presidente da Associação das Indústrias da Codin, Lucas Vieira – os dois últimos presente também na reunião desta terça-feira.

Com previsão de conclusão no primeiro semestre do ano que vem, a Ponte da Integração é aguardada desde a década de 70. As obras foram retomadas há quatro anos, mas paralisadas devido a apontamentos realizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O DER adaptou os pontos necessários e a obra foi retomada neste ano. O projeto inclui a ligação com a rodovia BR-356, que deve reduzir a viagem de São João da Barra a São Francisco do Itabapoana em até 80 Km.