Os profissionais da rede estadual de Educação votaram pelo fim da paralisação nesta terça-feira (26), durante uma assembleia realizada na quadra da escola de samba São Clemente, no Centro do Rio de Janeiro.

As atividades nas escolas estaduais devem ser retomadas a partir desta quarta-feira (27). De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de ensino (Sepe-RJ), o governo se comprometeu a suspender o corte de ponto e a devolver os salários descontados, referentes ao mês de julho.

Segundo o Sepe, cerca de dois mil profissionais participaram da assembleia e aproximadamente 35% votaram pela continuidade da greve. A coordenadora geral do sindicato, Martha Moraes, informou que no próximo dia 2 haverá uma audiência para discutir a reposição de aulas.

Após quase cinco meses de greve, a paralisação foi decretada no dia 2 de março, a categoria conseguiu ter as seguintes reivindicações atendidas pelo governo: o abono de greves anteriores, de 1993 a 2016; descentralização da perícia médica; e eleição para direção da escola. A questão da diminuição da carga horária de funcionários administrativos da escola de 40 para 30 horas, será discutida posteriormente na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Em relação ao pagamento de salários, ficou acertado o calendário unificado de ativos e aposentados para o 14º dia útil, mas os profissionais ainda reivindicam o retorno dos depósitos para o início do mês.