Especialista da Anhanguera comenta sobre a importância de adquirir novos hábitos para combater o vírus

Rio de Janeiro, abril 2020 – Com a pandemia, incorporar novos hábitos se tornou fundamental no dia a dia dos brasileiros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus é sensível às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC), mas quais as medidas adequadas para manipular e higienizar corretamente os alimentos?

Para a coordenadora de Nutrição da Anhanguera de Niterói, Edna Freignan, ao chegar das compras, a primeira atitude é lavar as mãos com água e sabão e higienizar as superfícies onde serão manipulados ou guardados os alimentos, como: bancada, pia e despensa. “As superfícies e utensílios que entram em contato com os alimentos devem estar limpos com saneantes, produtos de limpeza regularizados na Anvisa. Os produtos embalados adquiridos no supermercado, como os industrializados ou não-perecíveis devem ser higienizados com álcool 70%. As sacolas plásticas ou caixas do supermercado devem ser descartadas”, indica.

Quem prepara os alimentos deve lavar as mãos com frequência, com água e sabão, não esquecendo de incluir as pontas e as regiões entre os dedos, além dos punhos. “É importante manter as unhas curtas, sem esmaltes e não utilizar adornos que possam acumular sujeiras e microrganismos, como anéis, aliança e relógio. Além disso, não falar ou assoviar em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios utilizados no preparo do alimento”, aponta.

Para hortaliças, frutas, verduras e legumes, a higiene pode ser feita com água corrente e colocá-los imersos em uma solução com sanitizante água sanitária (uma colher de sopa para um litro de água, respeitando a proporção de 1 por 1, em caso de quantidade maior), durante 15 minutos. Após esse tempo, lavar novamente em água corrente e deixar secar naturalmente.

Edna reforça que o Ministério da Saúde também orienta não compartilhar itens como pratos, copos e talheres: “Cuidados com a higienização são necessários sempre, independente da pandemia, precisamos ter uma manipulação criteriosa”, enfatiza.

Confira a higienização adequada para cada grupo alimentar para evitar a contaminação:

Tipos de alimentos – Higienização

Embalados (industrializados, não-perecíveis, entre outros)

Álcool 70%

Frutas, hortaliças e verduras

Sanitizante (água sanitária para alimentos, regularizada pela Anvisa) – 1 colher de sopa para 1 litro de água por 15 minutos

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Contatos para a imprensa:

Weber Shandwick