Aprenda a utilizar os documentos digitais, como CNH, CPF e Carteira de Trabalho

Com a tecnologia avançando cada dia mais, atualmente podemos ter todos os nossos documentos em um lugar só: no celular. Confira como usar!

Com o avanço da tecnologia, tudo está passando para o formato digital, e os documentos não ficaram de fora dessa modernização. Hoje em dia, você consegue acessar quase todos os documentos pelo celular. Então, para facilitar, viemos mostrar para você como acessar cada um deles.

Antes de tudo, você precisa se cadastrar no Gov.br, site do Governo Federal que permite seu acesso a outros aplicativos vinculados ao governo. Confira a seguir quais documentos você pode ter no seu celular.

Carteira de Trabalho

Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e entre com sua conta Gov.br. Lá, você encontra todas as informações disponíveis na carteira física, como os registros trabalhistas, contratos de trabalho e número do PIS/Pasep, e ela tem o mesmo valor que a carteira impressa.

Título de Eleitor

Você precisa baixar o aplicativo e-Título, e para entrar, é preciso responder algumas perguntas pessoais de segurança como nome da mãe e CPF. Ele substitui o documento físico e ainda permite que você emita certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além de informar os locais de votação, dados do eleitor e número de inscrição.

CNH e CRVL

Neste caso, você deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e entrar com sua conta Gov.br. Depois, basta cadastrar sua CNH e o documento de seu veículo e baixá-los em formato digital. Eles também têm o mesmo valor legal dos documentos físicos e podem ser apresentados no aplicativo em caso de solicitação em uma blitz, por exemplo.

CPF

Você precisa baixar o aplicativo da Receita Federal, e para emitir o documento, é preciso fazer uma prova de vida que o próprio aplicativo irá orientar o passo a passo. Além do documento digital, o aplicativo oferece uma comunicação entre o governo e o cidadão.

Carteirinha do SUS

Para ter a carteirinha do SUS no celular, você precisa baixar o aplicativo Conecte Sus e entrar com sua conta Gov.br. Lá você encontra sua carteira de vacinação, muito necessária hoje devido à pandemia de Covid-19. Além disso, é possível cadastrar informações de exames, dados de saúde e consultas agendadas.

Ficou fácil, não é? Lembrando que todos os aplicativos tem validação legal, e você pode usá-los no lugar do documento físico.

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/