Em 26 de março e este é o Minuto do Mercado da Agência CMA.

A perspectiva de aceleração da vacinação contra a covid-19 nos Estados Unidos, país que está imunizando em média 2,5 milhões de pessoas por dia, está puxando para cima os mercados de ações em todo o mundo. A expectativa dos investidores é que isso permita a reabertura econômica norte-americana, com efeitos benéficos para os outros países – seja em termos de comércio e investimento, seja com a possibilidade de uma distribuição mais ampla de vacinas.

As commodities também operam em alta hoje pelo mesmo motivo, e os preços do petróleo continuam recebendo um impulso adicional do bloqueio do Canal de Suez por um navio gigante que encalhou.

No Brasil, a pandemia continua se agravando – ontem foram mais de 100 mil novos casos de covid-19 -, mas investidores encontraram consolo na estimativa do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que em dois meses a situação será completamente diferente. Ele, inclusive, falará em evento aberto à imprensa hoje às 15h. No lado político, o Congresso aprovou o orçamento de 2021 ontem, mas deixou a cargo do Executivo um corte extra de quase R$ 18 bilhões a ser feito este ano nas despesas discricionárias. Bons negócios.