Nesta segunda-feira (19) moradores de Itaocara e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, se surpreenderam com a presença de militares do Exército Brasileiro. Segundo informações do comando, nesse primeiro momento, os oficiais farão a segurança das rodovias que cortam a região. Nesse primeiro dia, um comboio foi deslocado para RJ-116, no entrocamento com a RJ-192, em Ponto de Pergunta, e outro na RJ-186, na divisa com Pirapetinga (MG).

A ação está inserida no contexto do decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública, assinado em 28 de julho do ano passado. O texto da secretaria explica que “as Forças Armadas estabelecem pontos de bloqueio, controle e fiscalização de vias urbanas nos acessos rodoviários ao Rio, particularmente na BR-101, nas divisas ao Norte e ao Sul do estado, além de trechos na região de São Gonçalo (comunidades do Salgueiro e Jardim Catarina)”.

Lembrando que em uma decisão inédita, o presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção federal na segurança do Estado do Rio de Janeiro, assolado por grave crise. O decreto já está em vigor, ainda que tenha que passar pela sanção do Congresso. Com isso sai de cena no comando das forças de segurança o governador do Estado, Luiz Pezão (PMDB), e entra o general Walter Souza Braga Netto. O texto dá plenos poderes para o general, que terá controle de todo o setor de segurança fluminense, incluindo as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, além do setor carcerário.

Da redação do JBN, com informações da Rádio Itaperuna 96 FM