Coleiros, canários, trinca-ferro e outras espécies de pássaros saíram das gaiolas e ganharam à liberdade no final da manhã desta quinta-feira (09), na zona rural de Itaperuna. De acordo com a Polícia Civil, os 15 animais, apreendidos durante ações recentes, foram devolvidos ao habitat.

O local onde foi feita soltura oferece todas as condições necessárias para que as espécies possam viver da melhor maneira possível. O morador, um senhor de 82 anos, contou que animais raros como maritaca-maracanã, papagaio, periquito e outros habitam por ali. O morador contou ainda, que faz questão de deixar moradia e alimentos, principalmente para os pássaros que precisam de adaptação, pois passaram a maior parte da vida presos. O senhor aprova a ideia de a Polícia Civil ter escolhido a propriedade para os animais, que em sua opinião devem viver soltos.

– Alguns sentem tristeza, pelo fato de terem perdido um pássaro, que serve até mesmo como uma terapia. Mas, cá entre nós, a liberdade não tem preço. Para mim, animal deve viver solto e não na gaiola. Faço de tudo para que o ambiente seja o melhor para todos eles. Não falta banana, mamão, amora e outras frutas – garantiu o morador.

Da redação do JBN – Reportagem e fotos: Jorge Luiz / O Diário do Noroeste