O câncer de pênis é um tumor raro com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem. Para conscientizá-los, no mês do Novembro Azul, em que se lembra da importância da saúde masculina, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Cehab, em Itaperuna, promoveu um café da manhã, nesta terça-feira (07), em parceria com alunos de medicina, que apresentaram palestras sobre o tema e esclareceram dúvidas dos pacientes que aguardavam atendimento.

“Existem vários riscos para a saúde do homem, como o tabagismo e o HPV que muitas das vezes não são observados. Se detectado precocemente, pode ser tratado e até curado”, disse a estudante Angellyca Barcelos.

“É sempre importante realizarmos esse tipo de evento porque muitos que estão aqui ouvem esse assunto pela primeira vez e têm dúvidas”, disse Bruna Bairral, coordenadora das UBS’s.

Ainda durante as palestras, foi falado sobre a importância da higiene local, da prevenção do câncer de pênis que é feito com água e sabão e dos exames.
Estiveram presentes o vereador Glauber Bastos; o coordenador administrativo das UBS’s, Saulo Crysti; a coordenadora técnica das UBS’s, Bruna Bairral e a enfermeira responsável da UBS, Veronica da Silva.

Da redação do JBN com Ascom