Devido ao longo período de estiagem que assola a região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, o prefeito de Itaperuna, Marcus Vinícius, decretou Situação de Emergência no município.

De acordo com o decreto 5774 de 24 de Outubro de 2017, a perda dos recursos hídricos foi de 60%, o que dificulta o município atender as necessidades da população, comprometendo, assim, o armazenamento e abastecimento de água. Na produção leiteira, uma das maiores potências na economia da região, a queda foi de 50%, o que preocupa muito os produtores rurais e autoridades. Além disso, as queimadas causaram um cenário de devastação.

O reconhecimento do governo federal permite o município solicitar recursos da União para atendimento e auxílio necessários para a população, além de garantir a ocorrência de uma situação anormal, o que contribui na alteração dos processos do governo e da ordem jurídica, durante o menor prazo possível, para restabelecer a situação de normalidade com segurança.


O açude que abastecia a propriedade, com apenas 20 centímetros de profundidade com quatro carcaças de animais mortos pela seca. Antes a profundidade era de dois metros e abastecia a propriedade (Foto: Divulgação)