Um projeto da Pesagro-Rio, empresa de pesquisa agropecuária vinculada à Secretaria de Agricultura, executado em parceria com a Emater-Rio e fomentado pelo programa Rio Rural, elevou a qualidade da produção leiteira de 13 agricultores familiares, em Italva, no Noroeste Fluminense.

Implantado há 18 meses, o trabalho que consiste nos controles sanitários dos animais e do leite e já promoveu o aumento de 20% da produção leiteira, além de reduzir em 85% os casos de mastite, doença infecciosa no úbere das vacas e um dos principais entraves da bovinocultura leiteira.

A pesquisadora da Pesagro-Rio e coordenadora do projeto, Leda Kimura, explica que o controle sanitário do leite exige exames para periódicos para contagem de células somáticas e antibiogramas. Além disso, os produtores recebem orientação sobre as boas práticas sanitárias de ordenha e de manejo dos animais.

O projeto contempla ainda a vacinação de bezerras contra a brucelose, capacitação dos produtores para realizar inseminação artificial e a doação de sêmen para o melhoramento genético.

Ascom