Deputados que votaram pela soltura dos peemedebistas Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi levarão uma proposta ao trio: que apresentem voluntariamente um pedido de afastamento de suas funções parlamentares. “Vai ser melhor para eles mesmos, para a sociedade e para a Assembleia Legislativa. Dessa forma, poderão se dedicar às suas defesas e mostrar à Justiça que não usarão o cargo para se blindar”, diz um aliado de Picciani, segundo O Dia.

“Ao menos por enquanto, não tem como os três frequentarem a Casa. O clima ficaria péssimo. A gente se expôs. Agora é a vez de eles preservarem a gente”, diz outro integrante do grupo de 39 deputados que votaram pela revogação da prisão.

O afastamento temporário do trio é consenso entre a maioria que votou pela revogação da prisão, mas o tempo que os investigados deveriam ficar fora da Alerj ainda é motivo de discussão. Há quem defenda uma licença de 121 dias desta forma, os suplentes assumiriam o mandato, como manda o regimento quando o afastamento é superior a quatro meses. Outros sustentam que o prazo de um mês seria suficiente.

Da redação do JBN – Fotos: Divulgação