O Detran Presente continua com os mutirões extras para minimizar o impacto das paralisações dos funcionários terceirizados do órgão. Nesta sexta-feira (17.11), o mutirão de serviços estará na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Mais de 150 funcionários do órgão estarão no posto de vistoria da cidade (localizado na rua Aristides Figueiredo, nº 8), das 9h às 18h, com inúmeros serviços do órgão.

Bom Jesus do Itabapoana será a 22ª cidade do Estado a receber o mutirão de serviços do Detran, que, desde maio, já realizou mais de 64 mil atendimentos em 35 edições realizadas.

“Chegamos ao Noroeste Fluminense para minimizar o impacto das paralisações que aconteceram nas últimas semanas. Os serviços já retomaram à normalidade, mas continuamos levando o Detran Presente para estar perto das pessoas para minimizar o impacto. Os serviços do Detran não podem parar”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Durante o Detran Presente, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. De acordo com a demanda para os serviços prestados poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Nesses mutirões do Detran Presente, todos os outros serviços (com exceção do Licenciamento Anual – vistoria) da Diretoria de Registro de Veículos só serão realizados para as pessoas que já estavam agendadas anteriormente nos postos afetados pela paralisação. Já o serviço de Licenciamento Anual não precisa de agendamento prévio.

Força tarefa para minimizar o efeito das paralisações

Durante o período de paralisações, o Detran montou um plano de contingência e realizou 13 edições extras do Detran Presente para minimizar o impacto das paralisações. Foram realizadas cinco edições na capital (três no posto da Francisco Bicalho e duas na Barra da Tijuca), uma na Região Metropolitana (Nova Iguaçu) e outras sete no interior (Resende, Barra Mansa, Três Rios, Volta Redonda – duas vezes -, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes).

Desde o dia 13 de outubro, os serviços do Detran-RJ foram impactado com a paralisação dos funcionários terceirizados. No entanto, a partir desta semana, os atendimentos de vistoria de veículos e de habilitação retornaram à normalidade após novas empresas assumirem a prestação de serviços, após a saída da Prol.

Na última semana, a PVAX Consultoria e Logística assumiu o atendimento de Habilitação. Desde a última segunda-feira (13.11), a Probid é a empresa responsável pelos serviços da Diretoria de Veículos do Detran-RJ.

Outra ação do Detran-RJ para minimizar o impacto das paralisações foi a ampliação dos prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A partir de agora, os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 21 cidades, em 35 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo e Nova Iguaçu.

Da redação do JBN com Ascom