Segundo especialistas, o mosquito Aedes aegypti é capaz de transmitir mais uma enfermidade infecciosa: a febre do mayaro.

A transmissão é mais frequente nas regiões norte e centro-oeste do país. Há registros de surtos isolados nos Estados do Pará, da Amazonas e de Goiás. Sendo mais comum em locais com área de mata, rural e silvestre.

A doença ainda está sendo estudada. Mas, para infectologistas, há possibilidade de expansão no verão.

Ainda de acordo com profissionais da saúde, os sintomas são: febre, dor no corpo e nas articulações. Sinais são semelhantes ao da chikungunya com somente alguns diferenciais.

A recomendação é em caso de qualquer suspeita buscar ajuda médica e não se automedicar em hipótese alguma.

Inúmeras doenças podem ser transmitidas por um mesmo vetor, por isso, é tão importante combater esse mosquito. A população pode ajudar nesse processo e algumas medidas simples podem ser tomadas: tonéis, caixas d’água e lixeiras devem estar bem tampados;  é necessário que calhas e ralos permaneçam sempre limpos, o ideal é colocar uma aplicação de tela no ralo;  garrafas devem ficar viradas com a boca para baixo; é imprescindível que pratos de vasos de plantas sejam preenchidos com areia e limpos semanalmente, o pote de água dos animais precisa ser lavado com escova ou bucha; a água não pode ser acumulada, em locais como, por exemplo,  a área de serviço.

Da redação do JBN com Ascom